26 maio 2007

Como Descobrir meu Dom? (Parte I)

Sei que Deus me criou e me moldou para ser um ministro.

“Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo “ (I Co. 12.6)

Para alguém poder descobrir seu dom espiritual, antes de tudo, precisa conhecer todos os dons segundo a Bíblia, e tomar algumas precauções, como: não confundir dons com talentos naturais, com o Fruto do Espírito ou com funções cristãs ou eclesiásticas. Hoje estaremos iniciando uma série de exercícios que possibilitarão a qualquer pessoa identificar seu dom ou seus dons espirituais.

1 - Profecia:
habilidade para persuadir pessoas a fazerem a vontade de Deus.
( ) Estou convicto que tenho esse dom;
( ) Talvez eu tenha esse dom;
( ) Acho que não tenho esse dom.

2 - Evangelista: habilidade de comunicar as boas novas de Jesus aos não crentes.
( ) Estou convicto que tenho esse dom;
( ) Talvez eu tenha esse dom;
( ) Acho que não tenho esse dom.

3 - Missionários: habilidades de adaptar-se em uma cultura diferente com a finalidade de ganhar almas e ajudar os crentes locais.
( ) Estou convicto que tenho esse dom;
( ) Talvez eu tenha esse dom;
( ) Acho que não tenho esse dom.

4 - Ensino: habilidade de educar o povo de Deus pela explicação clara e aplicação da Bíblia numa forma que os leve a aprender.
( ) Estou convicto que tenho esse dom;
( ) Talvez eu tenha esse dom;
( ) Acho que não tenho esse dom.

Se nenhum desses dons for o seu, não se preocupe, apenas aguarde os próximos artigos. Deus o abençoe. Até o próximo.
Arias Soares, Palmas

Construindo um relacionamento saudável

Nova proposta de aconselhamento é apresentada pela irmã Deise de Paula a jovens casais da Sibapa.

Alguns casais de namorados da Sibapa começaram o domingo passado, dia 20, reunidos num descontraído café da manhã promovido pela Irmã Deise, que os convidou para discutirem uma nova proposta de aconselhamento para casais.

Além dos namorados, estavam presentes alguns noivos, recém-casados e casais mais experientes, todos foram receptíveis à proposta, que consiste em promover encontros quinzenais para casais de namorados, onde compartilharão experiências e buscarão amadurecimento para o relacionamento, acompanhados por casais conselheiros.

O desejo de criar esse ministério foi fruto do Congresso de Famílias, onde Deise percebeu, por meio do curso de aconselhamento para casais, que a preparação dos jovens para o casamento deve vir bem antes do noivado. “Nós já trabalhamos com aconselhamento para noivos, porém, neste momento o casal está na reta final e já podem haver problemas no relacionamento que se tornam mais difíceis de serem resolvidos”, esclarece Deise.

Ela também explica que a experiência de alguns casais será importante na construção do pensamento dos jovens acerca dos relacionamentos. “Há situações que acontecem no casamento que, se compartilhadas com quem ainda não viveu essa experiência, podem evitar problemas futuros”, afirma.

“Fico feliz por pessoas estarem dispostas a realizar esse trabalho, pois espero que os encontros nos ajudem a compreender a vontade de Deus quanto à forma de conduzirmos nossos relacionamentos.”
Vanessa e Klévys Silva estão casados há três anos e foram convidados a participar do encontro. “Sempre houve uma preocupação com os noivos, mas na nossa igreja há muitos novos casais que precisam ser orientados sobre o que Deus espera de um relacionamento”, afirma Vanessa, que participará como uma das conselheiras do grupo.

O próximo encontro está marcado para o dia 01 de junho, às 22h, na casa da irmã Ruanna (906 Sul al 05 lt. 15,17), onde acontecerá a “noite do pijama dos casais e conselheiros”, que visa estabelecer vínculos entre o grupo. Todos os casais que desejarem participar podem procurar a irmã Deise para obter mais informações.

“Fico feliz por pessoas estarem dispostas a realizar esse trabalho, pois espero que os encontros nos ajudem a compreender a vontade de Deus quanto à forma de conduzirmos nossos relacionamentos”, disse Randara, 19 anos, que namora Hadade Ariel há um mês e meio.

O foco desse ministério de aconselhamento é preparar os jovens para a construção de relacionamentos duradouros e saudáveis. Deise já pensa na criação de um grupo semelhante com solteiros, pois o aconselhamento pode evitar que relacionamentos equivocados e imaturos causem traumas que refletirão futuramente na vida do jovem.
Jaciara França, Palmas

21 maio 2007

Exercitando o Corpo e Cumprindo a Missão

No dia 11 de maio (sexta-feira), os adolescentes da Sibapa, juntamente com seus líderes, promoveram um passeio ciclístico pela cidade.

Evangelismo adolescentes
Cerca de 20 adolescentes exercitaram o corpo e a fé na atividade evangelística
Cerca de 20 adolescentes saíram do templo em suas bicicletas, às 20h, com o objetivo de desenvolver a comunhão, evangelizar e divertir-se de forma saudável. Antes de orar e iniciar o passeio, os líderes do grupo, Ely, Irene e Nemuel, deram instruções de segurança e abordagem pessoal. Os ciclistas pedalaram por várias avenidas, indo em direção à Feira da 304 Sul. No percurso passaram em mais de 10 estabelecimentos comerciais, como bares e lanchonetes, entregando folhetos evangelísticos às pessoas.

Ao chegar à feira, o grupo dividiu-se em duplas para entregar os folhetos. Os adolescentes perceberam que, pelo fato do material ter boa qualidade, as pessoas sempre recebiam a mensagem com curiosidade e liam com atenção. “Eu não vi ninguém receber o folheto e jogá-lo fora. Na feira, eu observei uma senhora que, depois de ler o folheto, o compartilhou com mais dois feirantes. Foi muito interessante!”, revelou Irene Silva.

Às 21h, os folhetos acabaram e os adolescentes retornaram à Igreja. Cansados, porém satisfeitos e alegres, os missionários ciclistas encerraram o passeio em uma sorveteria. “Eu acho que o passeio foi muito edificante para todos. Foi muito bom pedalarmos juntos e evangelizar de um jeito diferente e divertido.”, compartilhou a adolescente Dayane Campelo.

Os resultados deste exercício de fé e comunhão serão muitos, mas o primeiro deles é o despertamento que ele gerou: todos nós, independente da idade ou dos métodos, temos que cumprir a nossa missão.
Samira França, Palmas

20 maio 2007

Por que temos que servir?

“Glorificar a Deus e edificar uns aos outros é o maior teste de serviço”

No informativo do último domingo, dia 13, vimos que, para servir, o servo precisa ter paixão pelo serviço que vai fazer, possuir os dons espirituais que o habilitam e descobrir seu estilo pessoal que indicará como e onde servir.

Quanto à resposta a “por que temos que servir?”, diremos que nosso serviço na igreja tem como finalidade cumprir os propósitos de glorificar a Deus e edificar uns aos outros.

“Se alguém fala segundo a palavra de Deus, se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus dá para que em tudo seja Deus glorificado, por Jesus Cristo.
1. Glorificar a Deus
Em Êxodo 20.1-17, os primeiros quatro mandamentos descrevem como devemos amar a Deus. O serviço que cada servo realiza na igreja é uma forma de glorificação e adoração a Deus. “Se alguém fala segundo a palavra de Deus, se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus dá para que em tudo seja Deus glorificado, por Jesus Cristo. A Ele pertence a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.” (I Pedro 4.11)

2. O segundo propósito do nosso serviço na igreja é edificar uns aos outros
Os versículos de Êxodo 20.1-17, mostram, também, que os seis últimos mandamentos descrevem como devemos amar uns aos outros. O desempenho do serviço promove a edificação da igreja, que significa: fortificar, fortalecer. “E Ele mesmo escolheu uns para apóstolos, e outros para profetas e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para edificação do corpo (a igreja) de Cristo” (Efésios 4.11-12)
Arias Soares, Palmas

Levando as crianças ao Senhor

O Ministério Infantil investe no crescimento espiritual das crianças cumprindo a ordem de Jesus de deixar vir a Ele os pequeninos.

Verônica Mitt
Verônica Mitt foi batizada em 96 pelo pastor Alcides e hoje serve ao Senhor nos ministérios da Sibapa
Jesus, em vários momentos, valorizou e deu grande importância às crianças: “...porque de tais é o Reino de Deus”, afirmou o Senhor (Mt 18.1-5; Mc 10.14). O Ministério infantil é um dos grandes desafios das igrejas, pois não se trata somente de entreter crianças, mas transmitir princípios bíblicos que levem os pequenos a desenvolver um relacionamento íntimo com Deus. “É importante investir nas crianças porque estão na fase de formação do caráter e dos valores; é o momento propício para assimilação da Palavra de Deus, para que eles não se desviem do caminho depois”, declarou Leide França, coordenadora do culto infantil.

Inserido na Educação Religiosa, o Ministério Infantil ajuda a criança a entender o plano de salvação com uma linguagem acessível. Assim, desde cedo, ela aprende a orar, testemunhar, ofertar, e entender a Bíblia. Através das salas da EBD (Escola Bíblica Dominical), berçário, Sementinhas e culto infantil, a criança é acompanhada no seu desenvolvimento e crescimento espiritual. “Eu me converti aos 6 anos. Isto aconteceu porque aprendi sobre Jesus desde pequena, ouvindo historinhas em casa e na igreja. O Ministério Infantil foi um complemento do que eu aprendia na minha casa. Cresci muito espiritualmente, na comunhão com os coleguinhas e também na leitura da Bíblia. Não dá pra esquecer as gincanas, brincadeiras e as histórias bíblicas.”, afirmou Verônica Mitt, que desde pequena participou das atividades do Ministério Infantil.

“A minha maior recompensa do ministério com crianças é vê-las crescer, ver mudanças de comportamento, ver Deus atuando em cada vida.” (Leide França)
A participação dos pais também é significante para que a criança valorize o seu culto. “Incentivar, questionar sobre o que aprendeu na sala ou no culto, desperta na criança o interesse de buscar mais e valorizar o que está aprendendo”, ressaltou Leide França. Ela também colocou que, para que o ministério se desenvolva segundo o coração de Deus, é necessário ter servos dispostos, que tenham amor pelos pequenos e que vejam essa obra realmente como ministério.

Um Ministério Infantil firmado na Palavra de Deus, onde há ensino, alegria e líderes que amam a obra, colherá como frutos crianças que irão crescer e se desenvolver com total devoção a Cristo, indo ao encontro dos desafios que a sua geração irá encarar e tornando-se líderes, para a glória de Deus.
Raquel Sousa, Palmas