12 novembro 2006

Em tudo Deus tem um propósito

Nos dias 06 e 07 de novembro, a Sibapa recebeu o pastor Gilberto Wegermann, pastor de pequenos grupos da PIB de São José dos Campos.

Treinamento Pequenos Grupos
Pastor Gilberto Wegermann é líder do Ministério de Pequenos Grupos na PIB de São José dos Campos
A visita foi organizada pela liderança da campanha 40 Dias de Propósitos com o intuito de capacitar líderes e esclarecer dúvidas relativos aos próximos passos na estruturação de um Ministério de Pequenos Grupos na Sibapa. A liderança não esperava conseguir este encontro tão rápido, mas Deus providenciou a vinda de seu ministro no tempo certo.

Em cada uma das noites cerca de 80 pessoas participaram da palestra. No primeiro encontro, o pastor foi apresentado à igreja e de início já demonstrou sua personalidade extrovertida e uma pessoa comprometida com a obra do Senhor. Ele testemunhou sobre as maravilhas que Deus operou na campanha que acabara de ser realizada em sua igreja: 40 Dias de Comunidade. Compartilhou um pouco sobre o seu trabalho com pequenos grupos, que já dura cerca de quinze anos, e falou da paixão que ele tem por este ministério e pelo
ministério jovem de sua igreja. O pastor também falou sobre a questão do crescimento de uma igreja: “O crescimento é um resultado natural de uma igreja saudável”.

O pastor iniciou falando do tema do treinamento tratando de alguns temas básicos como: dia e horário, tamanho ideal, quem pode ser um líder, forma de organização, critérios para a formação e a multiplicação de um grupo, benefícios e objetivos.

A palavra do pastor foi simples e muito esclarecedora. Ao final, muitos questionamentos foram feitos por algumas pessoas e muitas dúvidas foram respondidas.

Na terça-feira, antes de continuar o “bate-papo”, o pastor apresentou o material “O propósito da vida de Jesus”, o qual ele deixou com a Igreja para ser trabalhado durante quatro semanas nos pequenos grupos. Alguns temas tratados nessa noite sobre pequenos grupos foram: a visão, a missão e os valores, estrutura e funcionamento, a reunião, os conflitos, e a multiplicação. Em uma frase, o pastor deixou bem claro o que é um pequeno grupo: “Pequeno Grupo é relacionamento, pastoreio e crescimento mútuo”.

A igreja que agrada a Deus é a que vive de fé em fé
Ele também falou um pouco sobre o funcionamento de uma Igreja com Propósitos. Mais uma vez muitas perguntas. O pastor demonstrou sabedoria e experiência ao responder os diversos questionamentos e dúvidas dos participantes.

O pastor Gilberto finalizou com uma palavra de ânimo e incentivo para toda a Igreja, deixando um grande desafio: “Se esta cidade tiver um milhão de habitantes em dez anos, que tipo de igreja esta igreja será para alcançar todas estas pessoas? (...) As mudanças são necessárias ao longo do tempo”. E ainda lembrou a todos que “desafio que não requer fé, não agrada a Deus. A igreja que agrada a Deus é a igreja que vive de fé em fé”.

Não há como deixar de falar que em tudo Deus tem um propósito. A Campanha 40 Dias de Propósitos não ocorreu por um acaso, e nem mesmo a visita do pastor Gilberto foi apenas uma coincidência, mas foram as mãos de Deus que fizeram tudo conforme Ele determinou. Sabemos que o Senhor estará guiando os
próximos passos da Sibapa.
Jéssica Iane, Palmas