03 março 2007

Coluna Social

“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9)

Formandas

Tânia Márcias G. Borges de Roure comemora a conclusão de seu curso em Turismo (Objetivo). O culto ecumênico acontece dia 7 de março no Auditório do Quartel do Comando Geral da PM, às 20h e a Colação de Grau, dia 8, na ATM às 20h.

Raquel dos S. Sousa está se formando em Publicidade e Propaganda (CEULP/ULBRA). O culto e a colação acontecem dia 10 no auditório do CEULP/ULBRA, ás 20h.

Para Ouvir
CD “Caminho da Revolução” de Lucas Souza “Eu indico esse CD porque ele me toca, fala de transformação e libertação do pecado pelo amor de Jesus.” (Denny Souto).

Cara nova
Chega ao nosso meio, a pequena e já muito amada Jasmini. Filha de Luanna e Adriano Neiva, a menina nasceu na última segunda-feira (26/02) com 43cm e 2.840kg, para alegria dos avós Arias e Damares.

Breves da Semana

Margarida Lemos Gonçalves
A missionária da Junta de Missões Nacionais foi homenageada no último sábado, dia 24, no Espaço Cultural pelos seus 80 anos de idade e 60 de ministério. Margarida também é educadora e trabalhou no Tocantins (principalmente em Tocantínia, Palmas e agora Lajeado) desde seus 21 anos junto às igrejas e o Colégio Batista e conquistou o carinho e a admiração do povo tocantinense e de todos batistas nacionais. A homenagem foi realizada com um culto de gratidão a Deus pela vida da querida missionária.

Congresso da Família
Acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio, na Sibapa. O preletor será o Pr. Gilson Bifano do ministério Oikos. Não perca tempo e faça logo sua inscrição.

Festa da Mochila
Dia 11 de março, às 18h, na sala dos adolescentes. Entrada: uma mochila contendo um caderno e uma caneta.

Cléia Carvalho
No próximo domingo a noite, a cantora Cléia Carvalho, da Terceira Igreja Batista de Palmas, estará na Sibapa louvando a Deus com músicas do seu trabalho ainda inédito.

Igreja de Cristo, Luz para as Nações

O propósito da Junta de Missões Mundiais ao escolher o tema da Mobilização Missionária 2007 é despertar a igreja de Cristo para sua missão: ser luz entre os povos.

Pr. Waldemiro Tymchak, Rio de Janeiro (*)

Há igrejas que estão assumindo, integralmente, esse ministério; outras, nem tanto. Aquelas que estão sendo fiéis são abençoadas porque estão atuando dentro da finalidade para a qual foram criadas.

Alguns líderes têm manifestado certa preocupação com o crescimento da obra de evangelização das nações e temem que esse avanço enfraqueça o trabalho doméstico. Graças a Deus, esses são poucos. A maioria vibra com o que está acontecendo. A luz que ilumina mais longe é aquela que é forte nas proximidades. Esse crescimento é o mover de Deus entre seu povo.

Aliás, quando estudamos a história de Missões no mundo, nós vemos que, no início, o trabalho foi forte em Jerusalém e na Judéia. O crescimento e o desenvolvimento da obra levam, naturalmente, às igrejas a alcançarem os extremos da Terra.

É sinal de amadurecimento o despertamento de uma denominação para os confins da Terra. Países da Europa Ocidental como a Alemanha, Suíça, Suécia e, de modo especial, a Grã-Bretanha, desprezaram esse mandamento e estão pagando um alto preço. (...)

Meus irmãos, unamo-nos com o Senhor Jesus e com o seu Santo Espírito para levarmos o E vangelho a todas as gentes, incluído aí a nossa pátria, que tanto necessita! Vamos interceder pelos obreiros que estão aqui e longe da pátria lutando contra as forças do mal. Vamos investir em vidas jovens que estão se entregando e realizando a obra de Deus.

Eu quisera que toda a nossa denominação ouvisse o testemunho dos jovens da primeira turma do Projeto Radical África que acaba de retornar ao Brasil depois de três anos no campo. As experiências, a coragem, a determinação e o exemplo deles é uma inspiração. Nós temos um glorioso exército que está sendo preparado para ir ao campo.

Enquanto pudermos, vamos lutar, pois Cristo morreu em favor do homem pecador e bilhões desconhecem esse fato. Não vamos permitir que na eternidade alguém possa afirmar: “Não me falaram de Cristo!”. Para tanto, acende uma luz!

(* extraído e editado: www.jmm.org.br)

25 fevereiro 2007

Coluna Social

“Ser amado por Deus é o mais elevado relacionamento, o feito mais completo e a mais elevada posição na vida” (Henry Blackaby)

Caras novas
Rodrigo e Cristiane, tiveram seu contato com evangelho através do pequeno grupo, e posteriormante decidiram caminhar com Cristo. Integrados à Sibapa, os dois participaram do Retiro espiritual 2007, dando testemunho de vida e levando alegria, principalmente para seus líderes e amigos Irene e Falcão.

Novo Lar
Helcias, Maria José e família agradecem a Deus pelo nova casa. O novo endereço fica na 208 Norte (Arne 24), Alameda 20, lote 06

Para ler
“O Salvador Mora ao Lado” de Max Lucado (Editora CPAD, 240 páginas, Devocional). Nós aplaudimos os homens por fazerem coisas boas. Nós cultuamos a Deus por fazer coisas grandiosas. E quanto a um Homem que faz as coisas de Deus?

Por Onde Anda?

Tânia Maria Santos Pires
Nossa amada Irmã Tãnia é lembrada pela Sibapa por sua alegria, disposição e pelo seu ministério como professora da Escola Biblíca Dominical. Hoje, residindo em Curitiba, é membro da Primeira Igreja Batista, e continua servindo como professora de EBD, além de corista e diaconisa. Nossa querida pediatra, louva a Deus pela conclusão de mais uma especialização e mestrado em medicina da família/comunidade. Assim, além de médica, está atuando como professora de medicina e coordenadora de residência na PUC. “Tenho muita saudades da Sibapa, um abraço apertado para essa igreja que está sempre nas minhas orações”.

Breves da Semana

Programação da MCA até abril
  • Março, dia 10, sábado, 15h às 16h30 na Sibapa
    Programação Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
  • Março, dia 24, sábado, 15h às 16h30 na Sibapa
    Eleição da Coordenação 2007/2008
  • Abril, dia 14, sábado, 15h às 16h30 na Sibapa
    Posse da nova Coordenação 2007/2008
“Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” (João 9:4). Oremos pela organização MCA/SIBAPA.

Visita ao Lar Batista

No último dia 17, Wilson e Deise de Paula aproveitaram o feriado para fazer uma visita ao Lar Batista F. F. Soren em Itacajá e prestar assistência odontológica às 35 crianças do orfanato.

Jaciara França, Palmas

O Lar é mantido pela Junta de Missões Mundiais e esporadicamente recebe doações oferecidas por igrejas batistas. Desde 1995 a SIBAPA colabora com o Lar Batista, inúmeras viagens já foram realizadas, com o objetivo de prestar assistência as crianças. Algumas levaram um grande grupo da igreja para realização de trabalhos variados, desde atendimentos médicos até manutenção da estrutura. Em outras apenas alguns profissionais para atendimentos específicos. Também foi realizado um Mutirão da Solidariedade no ano de 2001, onde além do Lar, toda a cidade de Itacajá foi beneficiada com os serviços oferecidos pela ação.

Uma das maiores carências do Lar está em produtos de higiene e uso pessoal, a SIPABA, já promoveu algumas campanhas de arrecadação, porém há necessidade de mais freqüência nessas doações.

A última viagem de membros da igreja ao Lar Batista aconteceu há um ano, mas na visita realizada neste feriado, Wilson e Deise constaram que há necessidade de diminuir esse intervalo, “Já fazia um ano que não havia nenhuma visita ao Lar. Entendemos que é necessário que sejam feitas pelo menos duas visitas ao ano, para monitorar a saúde e as oscilações das necessidades das crianças”, afirmou Wilson, que pretende defender essa idéia no próximo planejamento do calendário anual da igreja.

Contando as bênçãos recebidas

Depois de quatro dias de acampamento voltamos para casa maravilhados com o agir de Deus durante o Retiro Sibapa 2007

Jéssica Iane, Palmas

Cumprindo os propósitos do Senhor para o Retiro Sibapa, muitas lições foram aprendidas, amizades estabelecidas e, o mais importante, pudemos conhecer um pouco mais da vontade e essência de Deus.

No primeiro dia, sábado, os retirantes montaram acampamento pela manhã. Após o almoço, já na rotina de programação para todos os dias do acampamento, tivemos tempo livre para fazer reunião de Pequenos Grupos, que ficaram responsáveis pela limpeza do acampamento; e desfrutar das opções de lazer como cachoeira, piscina, futebol e salão de jogos. À noite, o culto começou com a apresentação do Jornal Total, com Wilian Boné (Marcelo Ribeiro) e Pedro Miau (Cláudio Silva), uma produção que mostra de forma cômica as atividades e deslizes dos retirantes durante o dia. Em clima de festa celebramos com muita alegria o Rei Jesus através de músicas no período de louvor e o Pastor Eduardo Arata, palestrante oficial do retiro, pregou sobre adoração, iniciando a seqüência dos cinco propósitos. “Em todas as nossas atitudes devemos perguntar: ‘Deus, o senhor está gostando’? para que possamos oferecer ao Senhor adoração que o agrade”. Ele disse. O Pastor disse ainda que adoração é mais que um estilo de vida, é a própria vida; tudo que fazemos deve ser feito para adorar a Deus.

Após o culto, a programação especial trouxe o “Programa Retiro Show”, com a apresentação de Raquel Galisteu (Raquel Sousa) e Samira Ximenes (Samira França), uma sátira dos programas de Talk Show. Como convidados do programa, a Banda Alfa e Omega trouxe muito louvor a Deus e brincadeiras com músicas de sociais.

A Rádio Radiação iniciou às programações, às 6:30h, acordando os retirantes e para começar o dia com disposição Renata Sousa, Coreógrafa do Grupo Hágios, coordenou a aeróbica matinal, às 7:30h. Antes do culto da manhã, os retirantes tinham o Tempo a sós com Deus, foram distribuídos 12 temas de devocional sortidos para cada pessoa. O ministério de louvor iniciou os cultos com muita celebração ao Senhor e preparação para palavra que seria ministrada logo em seguida.

Durante as manhãs, O Pastor Eduardo Arata caminhou conosco em todo Antigo Testamento mostrando de forma divertida e eficaz como decorar os principais marcos históricos utilizando-se de gestos. Ao final do curso cronometramos o tempo gasto para fazer todos os gestos, conseguimos 2min20seg. “Gostei muito da Caminhada Bíblica e da forma que o Pastor trabalha. Eu sempre tive muita dificuldade para entender o que lia na Bíblia, mas com o curso as coisas ficaram mais claras. Tenho certeza que vai facilitar quando eu for ler o Antigo Testamento”. Eurenes falou do marco de seu primeiro retiro espiritual.

No domingo à noite o Pastor deu falou de comunhão e ministério e na programação especial aconteceu a Noite de Talentos. Este ano, para cada apresentação o participante ganhava um prêmio útil, como prendedor de roupa com varal, escova de dente, etc.

Na última noite, o Pastor falou sobre discipulado e evangelismo, fechando a seqüência dos cinco propósitos e no lugar do Oscar tivemos um período de louvor onde todos celebraram com muita alegria as bênçãos do Senhor derramadas neste retiro e declarando a autoridade e senhorio de Cristo em nossas vidas.“Eu vi o agir de Deus na vida de cada um ali. Quando cheguei ao retiro eu disse a Deus que não considerava aquele local como a Fazenda Encantada, mas a casa de Deus.

Quem procurou intimidade com o Senhor, achou”. Disse Evelyn Félix. Ela lembrou ainda de uma citação que o Pastor estava sempre nos lembrando: “Deus quer de nós relacionamento”.
Com todo certeza este retiro nos ajudou a firmar nosso relacionamento com o Senhor e a entender as histórias do Antigo Testamento. Como diz Salmos 126.3: “Grandes coisas o Senhor fez por nós, por isso estamos alegres”.