18 maio 2007

Radical América Latina

Graça e Paz, amados irmãos e amigos!

Estar distante da família, amigo, casa e igreja é que marca nossas vidas com uma saudade muito forte e um desejo ardente de estar breve com todos, mas o Senhor nos anima a seguir adiante e cumprir o desafio que foi proposto ao nosso coração. Confesso que a saudade que sentimos de todos e o desejo de estar presente na SIBAPA é algo constante em meu coração, que só será possível, se o Senhor permitir, a partir do final de setembro do corrente ano.


Oficina de teatro e evangelismo - Congregacao Emanuel 13
O Grupo de Radicais realiza oficina de teatro na Congregação Emanuel (Trujillo – Peru)
Ser um Radical – Voluntário sem Fronteira é algo singular para a vida daquele que aceita o desafio de levar a mensagem de Cristo a outro, entendo que Deus está no controle de tudo. Aprendemos aplicar na prática, valores e princípios bíblicos em situações diversas de nossas vidas e compartir com outros a respeito de aquilo que estamos vivenciando.

Estando em campo missionário, todo nos veem com grandes expectativas e com uma esperança em receber de nós algo especial, principalmente o compartir da palavra de Deus, como uma mensagem de esperança e vitória diante de tantas dificuldades e tristezas em que se encontram.

Passado quase 03 (três) meses aqui na cidade de Trujillo – Peru, como equipe estabelecemos a meta de ser instrumentos nas mãos de Deus para abençoar a vida da congregação local naquilo que estivesse ao nosso alcance, e buscar vivenciar os desafios em realizar coisas que até mesmo não tivéssemos uma formação e/ou capacitação específica para realizá-la; bem como, com grande expectativas de alcançar vida que não conhecesse a Cristo.
A partir deste desejo unânime, iniciamos nossas atividades concentrando-se em apoiar a congregação local com algumas capacitações de evangelismo, discipulado, teatro e trabalho com um clube de crianças. Mas o Senhor nos leva mais adiante do que podemos imaginar, pois por estar um pouco ocupados com as atividades interna de apoio e fortalecimento da congregação, após a campanha de Semana Santa que apoiamos, pessoas começaram a se converter e assim, necessitava-se realizar discipulados com algumas que pessoas que manifestaram o desejo de realizarem um estudo bíblico, seguido de um discipulado.

Estando em campo missionário, todo nos veem com grandes expectativas e com uma esperança em receber de nós algo especial, principalmente o compartilhar da Palavra de Deus
Foi assim que conheci um jovem chamado Erinson, que na semana da campanha estava passando diante da igreja e resolveu entrar para assistir um dos cultos. Este jovem me relatou que estuda Engenharia Industrial, e que neste exato dia resolveu dar uma volta para descansar a mente e pensar um pouco sobre sua vida. Estando naquele exato momento diante da igreja algo o impulsionou a entrar, e ouvindo a mensagem Deus, tocou seu coração. A partir de um bate-papo descontraído depois do culto, quando me apresentei lhe perguntei se ele havia entendido a mensagem, e ele confirmou que sim; então eu lhe perguntei se ele gostaria de fazer um convite especial para que Jesus fizesse parte de sua vida; lhe expliquei o plano de salvação através das 04 leis espirituais (que estava guardando em minha mente), fizemos uma oração juntos, e logo em seguida ele confirmou sua aceitação a Cristo.

Neste mesmo dia eu lhe propus um discipulado, e para minha surpresa ele aceitou. Erinson não é apenas um bom discipulado, é um bom amigo, um jovem simples, inteligente e muito dedicado naquilo que faz.

3. Club de Crianca - vista alto
Clube da criança: atividade que envolve evangelismo e brincadeiras
Realizando o discipulado propus um desafio a ele de ler todo o livro de João, enquanto íamos levando os estudos do material de discipulado (baseado no mesmo livro); e para minha surpresa, em pouco tempo já havia estudado o livro de João, e apresentando uma lista com uma gama de perguntas e curiosidades que desejava aclarar.
Minha outra experiência vivenciada aqui, foi em participar como auxiliar de Luciana Lisboa nas classes de português, e dia após dia compartilhar com os alunos um texto bíblico, seguido de uma devocional que Luciana ou eu, realizávamos. Contemplar um garoto, em seu máximo esforço, tentar orar (de formar espontânea) em português, e como resultado um portunhol mal pronunciado; e tendo como resultado disto sua vida entregue ao Senhor Jesus. Dos 30 (trinta) alunos que se inscreveram para o curso, 02 (dois) manifestaram o desejo em entregar suas vidas a Cristo e agora segue com discipulado que alguém da congregação local deverá realizar com eles.

Todo isto e outros frutos que não teremos o privilégio de contemplar, crendo que o Senhor o fará, pois os resultados dependem do Espírito Santo, são as benções vivas e expressas que o Senhor atribuiu a nós através do trabalho aqui realizado.

Agradeço a Deus e a todos os irmãos e amigos que tem apoiando este trabalho com orações, sustento e fé que o Senhor é o dono da obra e de nossas vidas. Saiba que uma oferta solicitada e respondida com amor foi um grande instrumento de benção para a vida daqueles que estivemos realizando um discipulado, pois todos eles não tinham bíblia, e ao recebê-las expressando uma alegria grandiosa que somente nós que estamos aqui tivemos o privilégio de contemplar.

Ao Senhor, toda honra e gloria por sua provisão e por Seu grande amor.

Em Cristo,
Euvaldo Sousa


Saludos a todos!!!

Mi nombre es Joaqui, soy española y miembro de la iglesia Bautista de Jaén. Ahora participante del equipo Radical-Latinoamerica 2 desde el mes de diciembre.

Durante estos cinco meses de trabajo misionero Dios ha estado conmigo en todo momento, ayudandome a superar nuevos retos y dandome la fortaleza para seguir adelante. Tambien he podido ver realizado uno de mis sueños de discipular, ya que en mi pais las conversiones no son numeras y esta labor muchas veces se deja a cargo del pastor de la iglesia. Pero Dios me ha permitido tener dos discipulas en este periodo en Trujillo donde hemos trabajado como equipo, y ha sido una experiencia que guardo en mi corazon. El poder hablar de Cristo y compartir estudios biblicos con otras personas es algo que ha enriquecido mi vida pues ha requerido tiempor de lectura previa, oracion y enseñanza. Les animos a hacer discipulos, pues hablar de Dios es la enseñanza mas importante que pueda ofrencerle a una persona ya que esta será para toda la eternidad.

Muchas gracias por las Biblias recibidas, nos han servido de gran ayuda. Dios sigua bendiciendoles grandemente... en Cristo, Joaquina Garcias.


Saudacoes a todos!!
Meu nome é Joaqui, sou española e membro da Igreja Batista de Jaén. Agora parcipante da equipe Radical Latinoamericano 2 desde o mës de dezembro.

Durante estes 05 (cinco) meses de trabalho missionario, Deus tem estado comigo todo momento, me ajudando a superar novos desafios e dando-me forca para seguir adiante. Tambem estou podendo realizar um dos meus sonhos que é discipular pessoas, jah que em meu país a conversao de pessoas nao sao muitas e este trabalho muitas vezes deixamos a cargo do pastor da igreja. Mas Deus me permitiu ter 02 (duas) discipulas neste periodo em Trujillo – Perú, onde temos trabalhado como equipe; e tem sido uma experiencia que guardo em meu coracao. Poder falar de Cristo e compartir estudos biblicos com otras pessoas é algo que tem enriquecido minha vida, pois necesita tempo de lectura previa, oracao e ensinamento. Lhes animos a fazer discipulos, pois falar de Deus é o ensinamento mais importante que podemos oferecer a uma Pessoa, já que esta será para toda a eternidade.

Muito obrigado pelas biblias que recebemos, foi de grande ajuda para nós. Deus siga abencoando-os grandemente.

Em Cristo, Joaqui!


Hola hermanos, mi nombre es Karen, soy de Arequipa – Perú!!!

A lo largo de estos casi 06 meses que estoy en el proyecto Voluntarios sin Fronteras, Dios no sólo me ha usado de formas que no imaginé, sino que también ha ido moldeando algunas cosas en mí, tales como mi carácter, entre otros.

Y algo que tengo que resaltar es el hecho de estar discipulando, que es una experiencia que está marcando mi vida, pues no sólo 03 personas están recibiendo discipulado por mi parte, sino que han mostrado avanzar en su vida cristiana, compartiendo a otras personas sobre el amor de Cristo.

Debo hacer mención también el gran apoyo que fue para con nuestro discípulos, las Biblias que pudimos entregarlos, así pueden aprender a manejarlas y por que no, a quererlas. En el amor de Cristo Jesús mi despido, Karen Jiménez


Olá irmaos, meu nome é Karen, sou de Arequipa – Perú!!
Ao largo destes quase 06 (seis) meses que estou no prometo Voluntários sem Fronteiras, Deus nao só me tem usado de formas que nao imaginava, assim que tambem tem moldado algunas coisas em mim, tais como meu carácter, entre outras coisas.

E algo que tenho que resaltar é o fato de estar discipulando, que é uma experiencia que estar marcando minha vida, pois nao só 03 (tres) pessoas estao recebendo discipulado por mim, bem como, tem demonstrado avancar (crescer) em sua vida crista, compartinhando com outras pessoas a respeito do amor de Cristo.

Devo mencionar também o grande apoio que foi para os nossos discípulos, as bíblias que podemos entregar-lhes, podendo assim aprender a manejá-las e por que não dizer querê-las.

No amor de Cristo Jesús me despido, Karen


Hola hermanos, soy Charito de Ecuador!!!!

Le doy gracias a mi Padre Celestial por este gran privilegio que me ha regalado, de estar sirviendo al Señor en misiones.

Les puedo contar algo que me a impactado mucho aquí en el campo misionero; Tuve la oportunidad de discipular a una chica la cual no sabe ni leer, ni escribir; Ella tiene 17 años y no sólo es eso, tiene un bebe de 04 meses, el cual no vive con ella, sino con el papá del niño; Ella vive en una pequeña habitación en un grifo con el hombre, el cual la maltrata y no le daba de comer; En el poco tiempo la apoye dándole alfabetización, pero ella dejó de venir por un tiempo y es por eso que no logró aprender; Pero estoy feliz, por que pudo aprenderse los vocales “ba” y “bo”, y también pude sácala de ese lugar donde vivía y le conseguí trabajo; Ella sigue visitando a la iglesia y mis oraciones son para que pueda seguir adelante.

También llevaba otros 05 discipulados, los cuales se pusieron muy alegres cuando recibieron su primera Biblia, que fue una bendición para ellos; Vale acordar que de estos 05, 03 se van a bautizarse antes de nuestra partida de Trujillo – Perú. Todo esto es fruto del amor y la misericordia de nuestro Padre Celestial.

Sepa que para nosotros también como equipo, estamos muy agradecidos primeramente a Dios y a los hermanos que tienes nos apoyado en este ministerio.
Me despido con un fuerte abrazo, Juliana Chica (Charito)


Olá iramos, sou Charito de Equador!!!!
Dou graças a meu Pai Celestial por este grande privilegio que presenteou de estar servindo-O em missoes. Posso contar-lhes algo que me impactou bastante aqui no campo missionário; Tive a opurtunidade de discipular a uma jovem a qual não sabe nem ler e nem escrever; Ela tem 17 e mais ainda, tem um bebê de 04 meses, o qual não vive com ela, assim que com o pai da criança; Ela vive em uma pequena habitação em um posto de gasolina com com este homem, o qual a maltrata e não lhe dar comida; Em pouco tempo lhe apoiei dando classes de alfabetização, mas ela abandonou as classes por algum tempo e por isto não logrou conclui-las e aprender; Mas estou feliz, por que ela conseguiu aprender as vogais e apenas duas sibalas (“ba” e “bo”), e por que consegui tira-la deste lugar onde vivia, conseguindo-lhe um trabalho em uma casa de família cristã; Ela segui visitando a igreja e minhas orações são para que possa seguir em frente.

Também levava outros 05 (cinco) discipulados, os quais ficaram muito contente quando receberam sua primeira biblia, sendo uma bencao para eles; Vale recordar que deste 05 (cinco), 03 (três) serão batizado antes de nossa partida de Peru. Todo isto é fruto do amor e misericórdia de nosso Pai Celestial.

Saiba que para nós como equipe também estamos muito agradecidos, primeiramente a Deus e aos irmãos que tem nos apoiado neste ministério.

Me despido com forte abraço, Charito!!!!


Olá amados irmãos em Cristo!

Compartilho com todos uma experiência marcante em minha vida estando aqui no campo.

Eu não sou professora e nunca fui professora, mas agora como missionária, voluntária sem fronteira, estou dando classes de português para poder alcançar os peruanos com o evangelho de Cristo. A princípio quando o pastor da igreja falou sobre as classes, fiquei apreensiva, primeiro porque nao falo o espanhol, falo portunhol, e segundo porque nao tinha nenhum material para isso. Deus foi fiel, providenciou o material, me capacitou e eu e Euvaldo começamos com as classes de portugues. Increveram-se 30 alunos, agora, depois de um mes e meio de classes, estamos terminando com 15, sendo que metade destes não sao crentes. Durante a semana de páscoa um aluno aceitou a Jesus e começou a fazer discipulado junto com sua irma. Bryan tem mostrado interesse nos discipulados e durante as classes está sempre disposto a orar (em portugues). As classes tem sido uma oportunidade para evangelizar. Graças a Deus pelas vidas dos alunos e pela oportunidade de poder compartilhar com eles o plano de Deus. Servir ao Senhor é maravilhoso.

Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os chamados.

Em Cristo, Luciana Lisboa

13 maio 2007

Como devemos servir a Deus

A forma como Deus nos criou, isto é, quem somos, vai determinar o que vamos fazer para servi-Lo.

Ministério é fazer algo que nos dá prazer e que agrada a Deus. Para que possamos desenvolvê-lo com eficiência, precisamos ter perfil de servo, isto é,
Paixão: que é um desejo dado por Deus que nos impele a fazer diferença em um determinado ministério, onde vamos aplicar nossos pontos fortes - o que gostamos de fazer. Nossa paixão indica onde vamos servir melhor. Somos motivados quando servimos na área de nossa paixão.

Nosso estilo pessoal indica como vamos servir. Quando servimos de maneira coerente com nosso estilo pessoal dado por Deus, nos sentimos mais confiantes e realizados.
Dons espirituais: Deus concedeu dons espirituais a todo crente. Os dons espirituais indicam o que nós faremos quando estivermos servindo. Quando servimos de acordo com nossos dons espirituais, estamos servindo de maneira mais competente.

Estilo pessoal: nosso estilo pessoal, nossa forma ou maneira de ser, reflete como vamos nos relacionar com os outros e com o mundo ao nosso redor. Nosso estilo pessoal indica como vamos servir. Quando servimos de maneira coerente com nosso estilo pessoal dado por Deus, nos sentimos mais confiantes e realizados. É o estilo pessoal que faz a diferença na realização dos ministérios da igreja, pois a Bíblia diz que “Deus concedeu diferentes dons aos homens, com vista ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo”. (Ef. 4:8-12).

Em que área de serviço - religioso e/ou secular - o irmão sente-se realizado? Qual o dom espiritual que o irmão já descobriu em sua vida? Você já descobriu seu estilo pessoal? Faça uso de tudo isto para a glória de Deus. Amém.
Arias Soares, moderador em exercício da Segunda Igreja Batista em Palmas

Dia das Mães

Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. (Salmo 127:3)

Dia das Mães