18 agosto 2007

Um novo marco em nossas vidas

Defino assim a nossa chegada à SIBAPA. Esta é a visão que quero compartilhar com os irmãos neste momento da história da nossa igreja.

Desde o momento que chegamos no aeroporto, fomos surpreendidos com a recepção que os irmãos nos deram. Aliás, diga-se de passagem que o aeroporto de Palmas e todos os passageiros do vôo 1356 Brasília – Palmas jamais esquecerão que naquele dia e horário o povo de Deus recebia um casal de Deus para, juntos, somarem-se no exercício da grande comissão de anunciar a mensagem do Evangelho das Boas Novas. Meu coração de pastor e o da minha esposa, não estavam preparados para grande recepção. Naquela noite quase não dormimos, pensando na ação de carinho dos irmãos que, com um gesto nobre, diziam “sejam bem-vindos pastores amados”.

Não tenho dúvidas que vim com propósitos definidos e disposto a cooperar para que a paixão ministerial dos irmãos se desenvolva em graça.
Na noite de posse, confesso que há muito não via tanta alegria de uma igreja em receber seu novo pastor. Que culto lindo, leve e cheio de graça! Senti-me honrado pelo meu Deus e privilegiado por ter sido escolhido por Ele para ser o pastor da família Sibapense. Naquele culto vi grandes gigantes da fé, como a irmã Margarida, irmão Arias e todos os pastores e missionários prestigiando-me por reconhecer que Deus havia me separado para estar à frente desta amada igreja – que honra! O calor de cada abraço e a fala de cada irmão que compartilhava comigo e com a Lídia a certeza que tinham de ter sido Deus quem nos escolheu, fizeram-me mais uma vez não dormir, impactado com tudo que estava acontecendo. Eu estava recebendo de Deus o seu rebanho para apascenta-lo – que honra!

No domingo pela manhã, ainda tímido e deslocado, dizia: “Que faço, Deus?”. E Ele me dizia: “Ame, abrace, ministre o que está no seu coração...”.

Não tenho dúvidas que vim com propósitos definidos e disposto a cooperar para que a paixão ministerial dos irmãos se desenvolva em graça. Sim, é um novo marco em minha vida e na vida da minha esposa – seus pastores e amigos. É um marco novo na vida dos irmãos, porque Deus lhes deu, como fruto de oração e dependência divina, o seu pastor. E agora, a você minha ovelha, quero dirigir-me para dizer que as expectativas de mudanças ministeriais ansiadas por você talvez não sejam correspondidas, mas uma coisa é certa: você terá um pastor que se predispõe a ser seu amigo, seu intercessor, apoiar você na sua caminhada espiritual, familiar, social e eclesiástica. Com certeza, humano como sou, poderei fracassar e errar com você, mas acredite: como servo de Deus, me esforçarei para acertar, sempre na dependência do Espírito Santo. O gabinete do seu pastor é um divã oferecido a você – desfrute de momentos de contatos com o seu pastor. A casa do pastor é um lugar de comunhão, visite-o quando puder – as portas estão abertas pra você. Sua casa, grande ou pequena, em obra ou não, com marido crente ou não, é um lugar onde o pastor quer muito ir – convide-o (isso o ajudará a saber quem você é e, também, jamais esquecer seu nome).

Enfim eu quero, querida ovelha, dizer: “Diga para todos que você tem um pastor. Quem Ele é? Pr. Walmir de Andrade Santos.
Pr. Walmir de Andrade Santos
pastor da Segunda Igreja Batista em Palmas

Sibapa recebe o seu novo pastor

Em sua primeira semana na Sibapa, pastor Walmir e sua esposa, Lídia, receberam o carinho da Igreja e iniciaram o trabalho à frente do ministério.

O culto de posse aconteceu no sábado, dia 11, e a Segunda Igreja Batista em Palmas pôde desfrutar deste momento tão esperado. O culto foi conduzido pelo Vice-Moderador da Sibapa, Arias Soares, que trouxe à igreja uma mensagem carregada de sabedoria sobre o papel das ovelhas diante do pastor e a missão do pastor para com o rebanho.

Após a mensagem, foi aberta uma sessão extraordinária para oficialização da posse. Às mãos do Pastor Walmir foi passado um cajado de madeira simbolizando o rebanho que, a partir daquele momento, ele estaria assumindo. O pastor e sua esposa ajoelharam-se e todos oraram, sob a direção da Missionária Margarida Gonçalves. A noite foi marcada pelas músicas que louvaram o amor e a fidelidade de Deus e foi encerrada com um momento de confraternização no salão anexo.
A expectativa da igreja em relação a esse momento estava estampada desde a chegada do pastor e esposa à Palmas. Foi com surpresa quando o casal recebeu as boas vindas no dia 09/08 no aeroporto, onde cerca de 60 pessoas estavam reunidas para recebê-los com faixa, música e muita animação.

A mesma alegria e satisfação por esse novo momento na vida da igreja foi vista na quarta-feira. Após o culto um descontraído "Chá de Casa Nova" foi preparado para o casal. Na ocasião, o Pastor Walmir disse que “todos os irmãos serão muito bem-vindos, a qualquer hora do dia ou da noite. Ninguém precisa de convite para me fazer uma visita”. Lídia, enfatizou: “Sinto-me muito segura e amada pelos irmãos”. Para recebê-los, a igreja também providenciou a reforma da casa pastoral, que estava em desuso há cerca de três meses.

Além de atender a vários irmãos e ministérios já na segunda-feira, o pastor reuniu-se com o ministério de Jovens para conhecer melhor o que está sendo feito. No culto de quarta-feira frisou que, a partir da próxima semana, iniciará o culto de oração, pontualmente às 19h30 . Ao ser questionado sobre o que sentiu nessa primeira semana como pastor da Sipaba, Walmir confessou estar "assustado com as expectativas criadas", mas fez questão de enfatizar que, acima de tudo, "está muito confiante no plano que Deus tem para esse ministério".
Jaciara França, Palmas