18 setembro 2007

Caminhando com o Senhor



Mensagem: Pr. Thomas
data: noite de sábado, 15 de setembro de 2007

16 setembro 2007

Edificando um Igreja com Propósitos na base do discipualado (parte 4)

"Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos" (João 15.8)

Temos escrito sobre os propósitos de Deus para a sua Igreja e procurado demonstrar que os mesmos não são e não formam uma estrutura hierárquica e institucional. Vimos que, embora algumas igrejas tenham tomado o conceito estrutural a partir da visão do Pr. Rick Warren, esses propósitos estão diretamente ligados e incorporados à mensagem de Jesus e à formação da sua grei como seu corpo. Também temos procurado enfatizar que a visão da ICP (Igreja com Propósito) é um mover de Deus para que a Igreja mantenha-se firme na visão e missão para as quais foi criada. A Visão de discipulado, além de ser bíblica, reflete a maneira mais precisa que temos, como crentes e servos de Deus, para glorifica-Lo como Pai - frutificando.

Temos interpretado frutificação de maneira equivocada e improdutiva. Este fator vem acontecendo tanto com o passar do tempo como também com a institucionalização da igreja. Frutificar ficou restrito às atividades exercidas dentro da igreja, das funções hierárquicas e departamentais da estrutura funcional do mundo eclesiástico. Perdemos a visão de que a fé deve ser compartilhada com aqueles que ainda não encontraram o caminho da revelação e, como conseqüência, passamos a não frutificar. É claro que estou falando do discipulado que revela em sua vida as marcas do Mestre. Ser discípulo é aprender aos pés do mestre, é fazer igual ao mestre, é desejar fazer outros discípulos.

Deixamos de ser Igreja quando deixamos a visão de glorificar o Pai, quando deixamos de dar frutos, quando deixamos de apresentar as marcas daquele que é Senhor da nossa fé e das nossas vidas. DISCIPULADO é a encarnação dos valores, virtudes e princípios aprendidos e apreendidos através do ensino cristão, do amor dispensado ao próximo e das ações dinamizadas para inserir o outro dentro da família cristã - a Igreja. Pergunto: Como não investir e elaborar ações que visualizem a manifestação de Deus no homem? Que tudo o que fizermos seja para apresentar Cristo aos homens através de ações transformadas de homem transformado pelo poder da fé que o tornou um discípulo de JESUS. (continua...)
Pr. Walmir de Andrade Santos
Pastor da Sibapa

Leia também...