09 setembro 2007

Edificando um Igreja com Propósitos na base da comunhão (parte 3)

"Oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união." (Sl. 133.1)

O que mais me encanta na igreja primitiva, descrita no livro de Atos dos Apóstolos 2, é a alegria, o prazer, o contentamento dos irmãos em estarem juntos no santuário (cenáculo) e nas casas, compartilhando as experiências e os recursos, ajudando-se mutuamente e criando uma atmosfera de KOINONIA (comunhão) ímpar numa sociedade licenciosa, imoral e pervertida. É lógico que o estilo de convivência, de hábitos e costumes, de celebração da vida tornou-se algo impactante dentro e fora do contexto social de Roma. A Igreja cresceu por que era notório que nascia não mais uma instituição religiosa e sim um novo núcleo familiar. Durante o processo histórico da igreja, percebemos que todas as vezes que a Igreja perdeu o foco de que ela é o núcleo familiar criado por Jesus Cristo para restaurar o homem do seu estado caído, Deus levanta um homem ou um movimento para ressuscitar esta visão e a Igreja volta a militar segundo a visão de corpo de Cristo, de organismo vivo, de célula viva. Sendo assim, meus irmãos, atividades e eventos coesos feitos pelos ministérios da Igreja para promover genuína COMUNHÃO refletem o propósito de Deus para a existência da sua igreja. Com todo respeito aos mentores e idealizadores da estrutura ICP (Igrejas com Propósito), nada é novo. Com todo respeito aos opositores da ICP, nada é novo. COMUNHÃO não é estrutura, é princípio incorporado à existência da própria Igreja. Você imagina uma igreja sem atividades que desenvolva em nós o prazer de estarmos juntos? Você viria à uma igreja para ter aborrecimentos ou você viria à igreja para ter ajuda quanto aos aborrecimentos do dia-a-dia?

O Salmista diz : Quão bom (magnífico, prazeroso); quão suave (refrigério, paz) é que os irmãos (que comungam a mesma fé) vivam em unidade (coadunam o seu pensamento e compartilham as suas experiências). ISTO É IGREJA QUE SABE O SEU PROPÓSITO, que promove a alegria de todos - "Me alegrei quando me disseram: vamos à Casa do Senhor".

COMUNHÃO deve ser o espírito que permeia a nossa existência e uma das molas mestres do nosso convívio. Sem convívio não seremos uma comunidade saudável, não haverá respeito, temperança, tolerância, fraternidade e solidariedade, mas sobretudo não haverá Deus em nós. SOMOS A COMUNIDADE DA COMUNHÃO que celebra o culto no cenáculo (templo) e se reúne nas casas (PG's) pelo simples prazer de estarmos juntos. (continua...)
Pr. Walmir de Andrade Santos
Pastor da Sibapa

Leia também...