15 abril 2007

Super Fim de Semana Jovem

Como marco espiritual, o Super Fim de Semana Jovem foi mais que uma programação evangelística. Deus falou de forma direta e profunda à juventude da Igreja.

Super Fim de Semana Jovem
O muro de escalada foi uma das atrações dos esportes radicais nas tardes do evento
Durante o feriado de páscoa, dias 6 e 7 de abril, aconteceu na Segunda Igreja Batista em Palmas (SIBAPA) o Super Fim de Semana Jovem, com a participação da Iborla (Igreja Batista da Orla) e visitantes.

A idéia do evento era promover comunhão entre as igrejas e falar de Jesus à comunidade de forma dinâmica, mostrando a alegria que o jovem cristão tem por conhecer e servir a Jesus.

“(...) essa programação estava voltada para os visitantes e, no entanto, Deus quis trabalhar com a vida da juventude (...)”
A programação iniciou na sexta à tarde com louvor a Deus através de músicas dirigidas pelo Ministério de Louvor da SIBAPA. Logo depois, o Pastor Nemésio Gomes, da Igreja Assembléia de Deus de Brasília, pregou sobre quebrar paradigmas e ser mais ousado no relacionamento com Deus. Após o culto, no salão do antigo Templo e no estacionamento da Igreja foram disponibilizados para a juventude Muro de Escalada, Aerojump, Cancan, Tó-tó, Ping-pong, Xadrez e Dominó. "A programação foi massa por causa das brincadeiras, da integração com a Iborla e por estarmos mais perto de Deus através da pregação do Pastor Nemésio", afirmou Daniel Carvalho dizendo, ainda, que a tarde esportiva ajudou no entrosamento entre as igrejas e com os visitantes.

À noite, o período de louvor ficou por conta da Iborla, como parte do encontro com a SIBAPA. O Pastor Némesio trouxe uma mensagem usando como exemplo a vida de Simão Pedro. "Jesus chama Simão pelo nome. Simão significa nariz chato. Jesus estava tratando diretamente com Simão Pedro", relatou o Pastor. E disse, ainda, que Deus conhece e aceita cada pessoa como ela é. A programação de sexta foi encerrada na Praia da Graciosa, com um lual.

No sábado pela manhã a Iborla dirigiu novamente o louvor e o Pastor falou da necessidade do jovem ter sonhos e as quatro ações que ele deve ter para realizá-los: Vontade, Coragem, Fé e Atitude. "O Super Fim de Semana Jovem foi uma benção! A palavra do Pastor trouxe afirmação para minha vida e veio confirmar o que creio", disse Leide Theóphilo, da Iborla, acrescentando que o Super Fim de Semana superou as expectativas dela e que a SIBAPA demonstrou ser uma igreja receptiva, organizada e gentil.

Super Fim de Semana Jovem
Os cultos de celebração foram marcados pela alegria de louvar a Deus e a ministração da Palavra pelo pastor Nemésio, de Brasília
Na noite de sábado, o Ministério de Louvor da SIBAPA dirigiu o momento de louvor. A palavra do Pastor foi sobre "Olhar para o Céu", buscar ajuda em Deus e não em si mesmo ou nos outros. Depois da mensagem, o Pastor parou um momento pedindo a atenção da igreja. "Jovens, não pequem! Não pequem! Não entristeçam o Espírito Santo de Deus", disse ele, insistindo para que os jovens buscassem santidade em todas as áreas de sua vida e fugissem das imoralidades sexuais.

"Acho incrível como o nosso Deus faz muitas surpresas. Essa programação estava voltada para os visitantes e, no entanto, Deus quis trabalhar com a vida da juventude da SIBAPA, da Orla e de outras igrejas que estavam com a gente", afirmou Nemuel Silva dizendo também que Deus falou muito com ele e cobrou que ele buscasse mais santidade. "Posso dizer que fui abençoado", ele acrescentou.

Emocionados, todos oraram pedindo a Deus mais santidade. O Ministério de Louvor da SIBAPA voltou a tocar enquanto um lanche de confraternização foi servido na saída do templo. Muitas pessoas ainda ficaram no altar louvando e depois oraram de joelhos encerrando a programação. "Este Super Fim de Semana Jovem foi uma experiência maravilhosa para mim. Contribuiu para eu conhecer mais profundamente a Deus. Percebi coisas em minha vida que preciso mudar", lembrou Randara Magalhães afirmando ter se emocionado quando o Pastor falou sobre santidade.

Deus falou através do Super Fim de Semana Jovem especialmente àqueles que já O conhecem e O buscam, e mostrou de forma clara que Ele tem grandes propósitos para a juventude Batista; o crescimento espiritual proposto dependerá apenas do grau de compromisso de cada jovem.
Jéssica Iane, Palmas

Abraço de fé ao novo formato dos PGs



Envolvimento da juventude deixa pastor Walmir de Andrade otimista com a nova proposta de Pequenos Grupos.

Consolidação das idéias e a capacitação das lideranças são os próximos passos da Sibapa”Fui surpreendido”. Esta é uma das revelações de Joelson Alves Pereira ao participar do Retiro Atitude, realizado pela Sibapa - Segunda Igreja Batista em Palmas, dias 21, 22 e 23, numa chácara nas proximidades de Taquaralto. Mais de 100 jovens, casados e solteiros, aproveitaram todas as oportunidades para inteirar-se da visão da congregação para o novo formato dos Pequenos Grupos - PGs. Joelson, recém-convertido e recém-chegado à Sibapa, confessou que em alguns momentos até pensou em não ir ao evento, mas acabou saindo do retiro cheio da unção e vislumbrando dias de vitórias para os PGs.

“Todos os dias eram uma surpresa. Fui surpreendido pela organização e pela parte espiritual muito forte. Acredito que haverá grandes multiplicações nos Pequenos Grupos, com o surgimento, também, de grandes líderes”, destacou Joelson, que é fruto do PG que se reúne na residência do casal Klévys e Vanessa Silva.

Lágrimas

Quem estava acostumado a ver Everardo de Alcântara como “pau pra toda obra” na Sibapa, sempre discreto em seus afazeres, descobriu nele uma pessoa emotiva e sensível. Everardo, em um raro momento pegou o microfone para dar testemunho. Emocionado, foi às lágrimas, tocado pela atitude do casal Marcos e Andréia, que aceitou o apelo do pastor Walmir de Andrade. Jesus Cristo passou a fazer parte da vida dos dois como seu Salvador. “Maravilhoso”, resumiu.

Consolidação

As pregações e palestras foram feitas pelo pastor Walmir de Andrade, durante os três dias. Todo o foco voltou-se para a vida em PG, lugar em que a juventude e os demais integrantes da Sibapa terão a oportunidade de aproximar-se ainda mais dos membros da própria Igreja e buscar mais pessoas para o Reino e a obra de Deus. Com o novo formato dos Pequenos Grupos, as reuniões passam a acontecer aos sábados à noite. Com isso, os Cultos Jovens acontecerão a cada dois meses.

“A proposta é muito boa, pois podemos conhecer de perto as pessoas, uma a uma, como são e quais são seus problemas, suas dificuldades e, assim, ajudarmos como pudermos. Esse é o papel do cristão”, mencionou Everardo de Alcântara.

O pastor Walmir terminou o Retiro Atitude ainda mais otimista. “É uma juventude interessada em crescimento, em maturidade e em multiplicação. Uma juventude capaz de lutar pelos seus sonhos e que acredita na visão do pastor”, comenta.

Mas o trabalho não pára por aí. “O próximo passo é consolidar a visão transmitida aos jovens com a capacitação da liderança dos PGs e manter a juventude motivada”, revela o pastor Walmir.

Mudança de plano sem arrependimento

Gláucia Evangelista tinha tudo para estar com o pai e o irmão, em casa, nos dias marcados pelo feriado chuvoso. Mas sua atitude a levou ao Retiro. “Eu nem ia. Estava resistente até o último momento, mas foi maravilhoso”, revela. “Não só pela descontração. Tenho certeza que Deus quer que eu esteja no meio do amor que as pessoas têm. É através delas que eu vou ter crescimento espiritual. Deus é amor e eu só tenho tido provas disso”, acrescentou ela, que também é recém-chegada à Igreja e, há dois meses, está em um dos Pequenos Grupos.

Mário Alves da Silva estava decidido: ia a seu segundo retiro organizado pela Sibapa. Não só foi, como participou do “show de talentos” recitando uma poesia e, ao final do evento, deu seu testemunho. “Excelente, pela programação que levou o jovem a se sentir mais próximo de Deus. Os testemunhos confirmaram isso”, concluiu.

CONBATO leva Ação Social a Araguatins

No último final de semana, dias 6 e 8 de abril, aconteceu em Araguatins o 4º CONBATO (Congresso Batista do Tocantins). A SIBAPA participou compartilhando com irmãos de diversas igrejas sobre o ministério de Ação Social.

4º Conbato
Helcias Brígido ministra palestra sobre Ação Social a um grupo de 60 pessoas
No sábado pela manhã, o irmão Helcias Oliveira reuniu-se com cerca de 60 pessoas interessadas em desenvolver esse ministério em suas igrejas. “Fiquei muito feliz e surpreso com a quantidade de pessoas que vieram participar desse grupo, eu não esperava.” – disse Helcias, que num primeiro momento apresentou o projeto desenvolvido na SIBAPA explicando como acontecem a Ação Jerusalém, as Clínicas e os Mutirões, e abrindo espaço para discussões, questionamentos e propostas dos irmãos presentes. Em seguida, o grupo foi dividido para entregar algumas cestas básicas às famílias carentes da cidade e um kit com material evangelístico, aproveitando para convidar as pessoas a participarem do culto à noite.

Não sou crente ainda, mas acho muito importante esse trabalho da igreja Batista aqui na nossa cidade
À tarde, como vivência prática do que foi exposto pela manhã, foi realizada uma oficina “mini-mutirão”, com corte de cabelo, exame de taxa de glicose, aferimento de pressão arterial e um bazar com roupas, calçados e alguns brinquedos. O momento contou, também, com evangelismo pessoal, oração e um trabalho com as crianças que resultou em cinco conversões.

“Para ouvir a palavra de Deus não tem distância. Não sou crente ainda, mas acho muito importante esse trabalho da igreja Batista aqui na nossa cidade, que além de ajudar a pessoa carente que, nem sempre, tem R$ 5,00 para pagar um corte de cabelo, ainda traz uma palavra boa sobre Deus que conforta um pouco nossa vida”, disse o senhor Reginaldo Batista da Silva, beneficiado com o corte de cabelo e o bazar.

4º Conbato
Marilda apresenta Cartilha de Alfabetização: "nossos olhos não perceberam ainda a dimensão desse trabalho na propagação da mensagem salvadora de Cristo"
No culto à noite houve um “momento missionário”, quando o irmão Helcias falou rapidamente a todos os presentes sobre o que vem a ser o ministério de AÇÃO SOCIAL, apresentando alguns slides. Falou, ainda, sobre as oficinas de ação social realizadas com os irmãos que estiveram reunidos durante todo o dia. Na oportunidade foi apresentada, pela irmã Marilda Tavares, a cartilha ALFABETIZAÇÃO, ressaltando que a proposta é de evangelizar enquanto se alfabetiza e, que por possibilitar a inclusão social, através da leitura, pode integrar o projeto de ação social desenvolvido pelas igrejas.

A cartilha despertou interesse da grande maioria presente, todos ansiosos em levar o projeto para suas igrejas e para suas comunidades, muitas vezes distantes e carentes. “Creio que nossos olhos não perceberam ainda a dimensão desse trabalho na propagação da mensagem salvadora de Cristo. Peço a oração dos irmãos pelas dificuldades que possam surgir”, compartilhou Marilda.

No domingo pela manhã, o grupo reuniu-se novamente a fim de fazer uma avaliação do trabalho realizado e, mais uma vez, para esclarecer dúvidas e dar sugestões. “Eu tenho muito a falar sobre esse ministério. Infelizmente, nosso tempo foi muito curto, mas, de qualquer forma, o trabalho foi proveitoso”, disse Helcias falando, ainda, da expectativa em realizar um congresso de ação social no Tocantins onde todo o tempo poderá ser gasto só para falar de AÇÃO SOCIAL.
Marilda de Barros Tavares, Araguatins