03 setembro 2007

Sê Tu uma Benção



Mensagem: Pr. Jonas Bezerra da Silva
data: noite de domingo, 02 de setembro de 2007

Apto para a mesa do Senhor



Mensagem: Pr. Walmir de Andrade Santos
data: manhã de domingo, 02 de setembro de 2007

02 setembro 2007

Edificando um Igreja com Propósitos na base da adoração (parte 2)

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem". (João 4.23)

A base da existência da Igreja de Cristo é, sem dúvida alguma, a Adoração. Adorar é reconhecer, honrar, venerar e, popularmente, invocar.

É notório que o homem, por seu pecado, destituiu-se da posição de adorador, perdendo a comunicação com o criador, o Deus supremo e Pai de amor. A mensagem das boas novas do evangelho apresenta ao homem o caminho pelo qual ele pode retornar a relacionar-se com Deus. Jesus é este caminho que, por meio da obra expiatória na cruz do calvário, propicia ao homem um retorno a Deus. Durante o processo da salvação, que abrange regeneração, justificação, santificação e glorificação, o homem corre e incorre no perigo da institucionalização da fé, ou seja, lidando com os assuntos e atividades que falam sobre Deus sem conhecê-lo empiricamente. Quando dizemos que a Igreja agora trabalha com propósito, perguntamos: "Ué, quer dizer que durante todo este tempo de existência nós não tínhamos propósito?". É razoável este raciocínio, principalmente quando olhamos na perspectiva de uma nova estrutura suplantando outra. No entanto, quero crer que a filosofia Igreja com Propósito chama o corpo de Cristo para atentar quanto à razão da nossa existência enquanto Igreja - sermos Adoradores. Não é sermos celebrantes, não é crermos em Jesus como Salvador, não! É ter Cristo como Senhor e o invocarmos pelo espírito, com a ajuda do Espírito, a fim de experimentarmos a verdade reveladora do Pai que deseja ser adorado por seus filhos.

Amados, o chamado de Deus para ser um adorador é para todos os seus filhos. Esta adoração não implica somente o aspecto espiritual, mas sim também o emocional e o físico. Numa estrutura como a nossa - de Igreja - os benefícios que a comunidade ganha, quando cada membro incorpora essa visão de adoração no seu viver, é infinitamente transbordante. Por isto, como pastor, desejo que você seja um adorador, porque propósito de adoração não é ferramenta nem é estrutura, mas é estilo de vida, e isto faz diferença no que fazemos, pensamos e no que sentimos. (continua...)
Pr. Walmir de Andrade Santos
Pastor da Sibapa

Leia também...

Atuando como promotor de missões

O Ministério de Missões da Sibapa propõe um trabalho focado nas necessidades dos obreiros para ser realizado o ano inteiro

A Sibapa inicia hoje, 2 de setembro, a Campanha de Missões Nacionais, juntamente com as igrejas da Convenção Batista Brasileira, visando incentivar os membros a participarem ativamente do cotidiano dos obreiros, com oração, auxílio financeiro ou, mesmo, indo ao campo.

No entanto, as ações de evangelismo não se limitam a esta época do ano, mas acontecem o ano inteiro e necessitam de pessoas dispostas a investir na obra. Na Sibapa (Segunda Igreja Batista em Palmas), o Ministério de Missões é formado pelo casal Herlon e Suênia Garcia, que promove ações de sensibilização focando o sustento dos missionários.

Herlon declarou que, hoje, a maior dificuldade do ministério é a falta de pessoas para auxiliarem nas atividades. “Temos muitas pessoas que nos ajudam em época de eventos, mas as atividades acontecem o ano todo. Precisamos de pessoas que nos ajudem a passar para a igreja as necessidades dos missionários. Temos missionários que vão aposentar-se e não têm substitutos porque as pessoas têm medo de ir para o campo e não serem sustentadas. Precisamos de pessoas que nos ajudem a atender e responder as cartas que chegam dos campos, e de pessoas que participem de congressos e treinamentos de forma que, quando voltarem, dêem continuidade aos projetos iniciados”, relatou.

“...existem várias formas de trabalhar missões (...) o meu trabalho é promover missões, ser elo entre a igreja e o campo missionário”
Suênia salientou, ainda, que a Sibapa é uma igreja missionária e que tem vocacionados que precisam de orientação. “Precisamos orientar essas pessoas que já sentiram Deus tocando seu coração e chamando para o trabalho missionário, mas que ainda não se decidiram a ir”, acrescentou.

Muitas pessoas pensam que o trabalho evangelístico só acontece no campo missionário, mas o trabalho de promotor, como é o caso do Ministério de Missões, também compõe a obra missionária.

“Eu não escolhi estar nesse ministério, fui escolhido por Deus. Quando eu tinha 17 anos senti o chamado missionário, mas não sentia que precisava sair da minha casa. Meu discipulador me mostrou várias formas de trabalhar missões e hoje entendo que o meu trabalho é promover missões, ser elo entre a igreja e o campo missionário”, testemunhou Herlon.

Suênia acrescentou afirmando não ter sentido nada sobrenatural, mas que foi a dedicação ao ministério que a fez entender ser a vontade de Deus que ela permanecesse. “Eu não tinha envolvimento, mas, trabalhando, fui me envolvendo e as atividades me fizeram gostar e querer ficar”, finalizou.
Jéssica Iane, Palmas