26 agosto 2007

A Igreja: a comunidade dos que precisam de ajuda



Mensagem: Pr. Walmir de Andrade Santos
data: noite de domingo, 26 de agosto de 2007

Cuidando dos domésticos na fé



Mensagem: Pr. Walmir de Andrade Santos
data: manhã de domingo, 26 de agosto de 2007

O prazer: vida ou morte?



Mensagem: Pr. Walmir de Andrade Santos
data: noite de sábado, 25 de agosto de 2007

Edificando uma Igreja com Propósitos (Parte 1)

"Muitos são os planos do coração do homem, mas os propósitos do Senhor prevalecerão" (Pv. 19.21)

Toda Igreja é dirigida por algum tipo de força, seja ela por tradição, por personalidade, por finanças, por construção, por programas, por eventos ou pelos sem-igreja. Nos últimos tempos uma enxurrada de ferramentas de crescimento de Igreja tem chegado ao Brasil e, quase todos eles, modelos norte-americanos. Entre tantas ferramentas está a linha Igrejas com Propósito, ferramenta majoritária no novo cenário eclesiástico e denominacional. É evidente que, como todas as ferramentas de crescimento, o modelo Igrejas com Propósito tem seus aspectos positivos e negativos. Considero negativa a implantação da estrutura da Igreja de Rick Warren, ou até mesmo da PIB de São José dos Campos, como padrão, modelo e referência de uma estratégia universal. Considero positiva a visão que Deus deu a Rick Warren e o fato dele compartilhar com o mundo que a Igreja precisava se reorganizar como exército do Senhor e redescobrir nova estratégia para militar na proclamação do evangelho, levando em consideração as mudanças que ocorreram no mundo moderno e pós-moderno.

A Bíblia sempre deixou claro o propósito da existência da Igreja sobre a face da terra, como também sempre deixou claro que precisávamos ser perceptíveis quanto ao mover do Espírito Santo. Independente da sermos definidos como Igreja com Propósito ou Igreja Celular, ou por algum tipo de força como descrito acima, o que a Igreja precisa manter é a visão de quem ela é e qual a sua missão. A Igreja não é uma organização, embora, segundo os aspectos sociais e jurídicos, seja assim classificada. Portanto, sua estrutura precisa ser revista para que não fique descontextualizada. A Igreja é um organismo vivo, pois sua gênesis é espiritual, e, portanto, dinâmica, onde a visão de Adoração, Missões, Discipulado, Comunhão e Serviço compõem uma sinopse para o entendimento da Igreja quanto à sua missão aqui na face da Terra. (continua...)
Pr. Walmir de Andrade Santos
Pastor da Sibapa

Leia também...

Moradores da 24 são impactados com ação da Sibapa

O Departamento de Ação Social da SIBAPA – Segunda Igreja Batista em Palmas promoveu o primeiro café da manhã com moradores das quitinetes da antiga ARSE 24.

Várias pessoas atenderam ao convite e, além de degustar variados tipos de alimentos e sucos, puderam ouvir também as palavras proferidas pelo Pastor Walmir. "Café vocês têm em casa, mas estamos oferecendo-lhes a nossa amizade", disse o Pastor.
Cerca de 90 pessoas – membros da Sibapa e visitantes – reuniram-se naquela ocasião. Entre elas estava Nevan Filho, 33 anos. O rapaz, que mora há quatro meses na 24 e na região desde o começo da formação da nova capital, conta que parou com as atividades comerciais para se dedicar ao curso de Direito. "Quando me interessei pelos estudos bíblicos, deixei de ser essencialmente católico e me simpatizei com os evangélicos. Hoje freqüento mais as igrejas evangélicas", revelou. Sobre o café da manhã ele relatou: "Extraordinário. A fé sem obra é uma fé morta. Aqui está a obra".

Elidrianda Maciel, 49 anos, é outra "novata". Chegou de Santa Catarina há seis meses e, no café da manhã da Sibapa, esteve acompanhada por uma das filhas. "Pela primeira vez venho aqui. Gostei da atenção. Sinto-me em casa. Tenho fé em Deus que esta será minha casa", destacou a moradora.

A interação entre os presentes foi total, já que, antes da degustação, houve uma rápida brincadeira envolvendo a todos.

Naquele domingo, durante o culto da noite, alguns dos moradores da 24 estavam presentes, sinalizando que foram impactados pela ação da Igreja.
Luis Henrique Machado, Palmas

Adolescentes Segundo o Coração de Deus

Adolescentes das Igrejas Batistas de todo o estado, inclusive da Sibapa - Segunda Igreja Batista em Palmas -, participaram do 2º Congresso dos Adolescentes Batista do Tocantins - Conabato - que proporcionou comunhão, crescimento espiritual e muita alegria a mais de 200 congressistas.

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto, 330 adolescentes participaram da segunda edição do CONABATO - Congresso dos Adolescentes Batistas do Tocantins -, na Quarta Igreja Batista de Araguaína. O Congresso foi organizado pela ABATO - Associação dos Adolescentes Batistas do Tocantins -, com o tema "Ser ou não ser adolescente segundo o coração de Deus?".

Na sexta-feira à tarde, 34 adolescentes da Sibapa - Segunda Igreja Batista em Palmas - saíram de Palmas para participar do CONABATO pela primeira vez. Eles trabalharam juntos a fim de arrecadar o dinheiro necessário para ir ao Congresso. No fim da semana passada, tinham um ônibus confortável, camisetas, todas as despesas pagas, a maior caravana do estado e, principalmente, a certeza de que tudo foi providência de Deus. À noite, todas as 25 caravanas chegaram à Araguaína e participaram do momento de abertura do Congresso.

"A única explicação para tudo o que vivemos lá é Deus"
Na mesma noite, o preletor oficial, Pr. Vanderly Pimentel (Igreja Batista de Ananás), falou sobre vários personagens bíblicos que agradaram a Deus e sobre as características de um adolescente segundo o coração de Deus, baseado em I Jo. 2.12-14. Na noite de sábado, a mensagem foi sobre o exemplo de Moisés. De forma simples e rápida, o pastor desafiou os adolescentes a serem segundo o coração de Deus. Muitos foram à frente e oraram consagrando suas vidas.

Além das preleções, durante as manhãs aconteceram oficinas para adolescentes - "Esperar: que papo é esse?" e "Influenciar ou ser influenciado?" - e para líderes.
No sábado de manhã, os adolescentes da Sibapa participaram do Festival de Música na categoria "banda". Durante a tarde, os congressistas desfrutaram de esportes e muita comunhão. À noite, nosso grupo conduziu o momento de louvor, com cânticos, ministrações, coreografias e muita alegria. "A única explicação para tudo o que vivemos lá é Deus, porque em outra ocasião, com pessoas sem experiência, como nós, não teria dado certo.", compartilhou Thamar Holanda, uma das vocalistas do grupo. Depois do culto, a caravana da Sibapa foi à uma pizzaria da cidade para "matar a fome", "bater um papo" e "curtir" a última noite do congresso.

No domingo de manhã, a Sibapa ganhou o troféu de Caravana destaque e foi escolhida para hospedar o 3º CONABATO, em 2009.

Este Congresso foi uma grande benção, principalmente, para aqueles que fizeram o compromisso de ser, verdadeiramente, um adolescente segundo o coração de Deus.
Samira Virgina, Palmas