06 maio 2007

O Segredo da Família Feliz

O pastor Gilson Bifano e sua esposa, Elisabete, estiveram no Congresso da Família falando sobre como melhorar o relacionamento familiar.

Congresso de Família 2007
O evento contou com a participação de irmãos de outras igrejas e com a presença de muitos visitantes durante os 3 dias
Com o tema “Salve sua Família”, o Congresso começou na sexta-feira (27) à noite, dirigido pelo Pastor Gilson Bifano. Todas as palestras foram iniciadas com slides cômicos relacionados a algum fato real e comum que acontece entre as famílias.

No sábado pela manhã, paralelamente, aconteceram duas palestras: “Com quem vou me casar”, ministrada por Elisabete Bifano, para jovens e adolescentes e “Plantando cercas em seu relacionamento”, ministrada pelo Pastor Gilson, para casais. Elisabete falou sobre como idealizar uma pessoa perfeita pode trazer frustração. “Faça um bom casamento, porque mais cedo ou mais tarde... toda princesa vira gata-borralheira e todo príncipe vira sapo”, afirmou. Ela também citou os critérios de avaliação na hora de escolher o cônjuge, dos quais o principal é que a pessoa seja temente a Deus.

O pastor Gilson falou aos casados sobre atitudes que são importantes para não esfriar o relacionamento nem dar brecha para o adultério. Ele disse ainda que cada pessoa possui, em especial, uma das cinco linguagens do amor (atenção, palavras de elogio, serviço, toque e presentes), portanto, um deve falar na linguagem do outro.

À tarde, Elisabete falou aos pais sobre “Filhos: quem educa os seus?”, e o pastor falou aos separados e viúvos sobre “Não estou/sou casado, mas não estou só”. À noite a mensagem foi sobre “Família saudável para se viver”, quando o pastor usou como exemplo a família de Jesus.

Congresso de Família 2007

Receita: Bolo da Família


Açúcar: dá doçura - A família precisa desenvolver a doçura nos relacionamentos familiares, com demonstrando amor. (Gálatas 5.22)
Margarina: dá maciez - O que dá maciez à família é desenvolver o perdão, a delicadeza, a cortesia, a gentileza e a humildade. (1 Coríntios 13)
Ovos: dá liga à massa - O relacionamento familiar precisa ser marcado pela união e cooperação de todos os seus membros. (Salmo 133.1)
Farinha de trigo: torna a massa consistente - Na família é preciso haver firmeza, disciplina, limites.
(1 Timóteo 5.8)
Fermento: faz a massa crescer - Família é lugar de crescimento físico, emocional e espiritual. (Hebreus 11.1)
Chocolate: dá o sabor - A família cristã tem a função de ser referência de vida. (Colossenses 3.15-17)
O tema ministrado pelo casal no domingo pela manhã foi “Convivendo bem apesar das diferenças”. Ao final da mensagem eles prepararam o Bolo da Família, fazendo um paralelo entre os ingredientes costumeiros de bolos e os ingredientes necessários para se ter uma família feliz.

No culto à noite, o pastor falou sobre como Deus age em causas que consideramos impossíveis. Ele usou a cura da filha de Jairo, em Lucas 8, como texto base. Depois da mensagem o pastor fez o convite de entrega de vida a Cristo. Entre as pessoas que aceitaram a Jesus, estava uma família. “A pregação falava sobre a família e a minha estava lá. Eu já freqüentei alguns cultos e hoje resolvi aceitar a palavra de Deus e trilhar esse novo caminho”, relatou Angeli Sousa, dizendo ainda, que recebeu incentivo de sua esposa, Isaquiana Sousa, já evangélica. “Deus foi me moldando aos poucos e toda a minha família se converteu”, compartilhou Isaquiana que há algum tempo ora pela conversão de sua família. Além do esposo, a babá de seus filhos, Maria Zélia, também aceitou Jesus.

Ao final do culto, o pastor convidou todas as pessoas que julgavam ter uma causa impossível em sua família a apresentá-las diante de Deus. Várias pessoas foram à frente e se colocaram de joelhos diante do altar, preenchendo todo o espaço.

Nenhum comentário: