06 maio 2007

Líderes para ministérios com famílias

Membros de diversas igrejas participaram de seminários voltados para a liderança de ministérios com casais e famílias.

Congresso de Família 2007
No seminário o pastor Gilson Bifano falou sobre a implantação de um Ministério de Família
Na terça-feira, dia 1 de maio, aconteceu, na SIBAPA, o “Seminário para Líderes” – Ministério de Casais e Famílias, das 8h às 18h. Os preletores foram o casal Pr. Gilson Bifano e sua esposa, a psicóloga Elisabete Bifano.

Foram desenvolvidos dois cursos: o de “Ministério com Famílias”, com 26 participantes, que ensinou como implantar e realizar um eficiente ministério com famílias na igreja, e o de “Aconselhamento de Casais”, com 42 participantes, onde se aprendeu a aconselhar casais em todas as circunstâncias.

Ambos os cursos contaram com a participação de líderes de igrejas de várias denominações, tanto de Palmas, quanto de cidades próximas, como Araguaína, Paraíso e Porto Nacional.

Ao voltar as atenções para as famílias estamos também voltando os olhos para o Seu Criador
No curso de Implantação do Ministério de Famílias, foi ministrado sobre a necessidade de fazer um diagnóstico da realidade da igreja, colocando os diferentes tipos de famílias e direcionando estratégias adequadas a cada uma. Também foi colocado a importância de traçar a visão e a missão do ministério para uma atuação focada nas necessidades.

A irmã Norma Sueli Alves Araújo, da PIB de Paraíso, freqüentou o curso de Implantação do Ministério de Casais. Ela acredita que aprendeu muito e está animada para concretizar a implantação do ministério em sua igreja.

No curso de Aconselhamento foram estudadas as diferenças entre homens e mulheres, suas necessidades e expectativas individuais; os papéis de cada membro da família na relação familiar e suas disfunções; as principais causas de conflitos conjugais; o perfil do conselheiro familiar, seu preparo pessoal e espiritual; os tipos de aconselhamento, o procedimento, as estratégias, os modelos de aconselhamento, entre outros assuntos.

Para o irmão Agripino Araújo Neto, da PIB de Paraíso, que participou do curso de Aconselhamento, foi muito edificante e tudo será aproveitado para o fortalecimento das famílias e, conseqüentemente, das nossas igrejas.

Ao voltar as atenções para as famílias estamos também voltando os olhos para o Seu Criador, portanto, todos os conhecimentos adquiridos durante os seminários, também acrescentaram crescimento espiritual aos seus participantes. Assim, com membros que zelam por vidas, teremos igrejas fortes e que buscam a vontade de Deus para seus lares.
Valéria Mitt / Raquel Sousa, Palmas

Nenhum comentário: